terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Papéis, papéis....tudo vale a pena!


Depois do telefonema começou a parte burocrática. Muitos papéis e documentos a serem providenciados.
A primeira providencia era tirar o passaporte, é isso mesmo, eu não tinha, afinal nunca viajei para fora do meu país.
Para quem nunca tirou o passaporte, como eu, saiba que é, talvez, a parte mais fácil. Tirando o prazo, que temos que ficar muito atentos, a internet facilita tudo. No site da Polícia Federal tem a relação de documentos, um formulário a ser preenchido e a sua entrevista é agendada pelo site mesmo. O agendamento pode demorar, dependendo da demanda, mas após ter pago a taxa me aconselharam a entrar novamente no site e tentar reagendar e deu certo. No reagendamento consegui atendimento para 1 semana depois, sendo que antes daria quase 30 dias. No dia agendado e na hora marcada você é atendido e fui muito bem atendida. Estando com todos os documentos em mãos, você tira foto na hora e fica tudo certo, levando em média 10 dias para retirar o documento.
Depois do passaporte, a parte burocrática com as Universidades, daqui e de lá, essa demorou mais! Apesar de não ter que providenciar muitos papéis a demora foi grande, sendo que desde outubro somente na semana passada, pelo dia 10/01, é que chegaram os originais de Portugal. Ainda bem que o Consulado aceita os papéis enviados pelo e-mail, o que facilitou. 
O visto para estudantes em Portugal é bem burocrático, com muitos papéis e cópias destes papéis a entregar no Consulado, que fica em Curitiba. Mas, levamos tudo certinho e conseguimos atendimento e dar entrada nos papéis. O que aflige um pouco é que eles tem até 30 dias para dar o visto, e dependendo da urgência tem que buscar em São Paulo. As informações estão no site e a lista de documentos certinha recebi por e-mail, que já havia enviado anteriormente, para receber todas as informações bem certinhas. Ainda estou esperando a resposta e viajo dia 10/02. Talvez tenha que buscar em São Paulo mesmo, vamos ver!
Além destes papéis, muitos e-mails trocados com a UDESC, a UMINHO e com minha companheira de intercâmbio, mas todo esse desafio foi bom, tive bastante apoio e com certeza a internet é um meio de informação e comunicação incrível, que facilita tudo.
Talvez, para quem nasceu na era digital, você não entenda a minha surpresa com essa facilidade, mas eu nasci na época da carta, do correio e do telefone e só!! Mas, não sou velha não, viu!?!?hehehe
Papéis e papéis, com certeza tudo isso valeu muito!! E ainda vai valer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário