domingo, 13 de janeiro de 2013

Início de um sonho!


Sempre tive o sonho de fazer um curso universitário. Quando estava na idade "certa" (se é que isto existe) não passei, tive que trabalhar, casei cedo e tive meus filhos. Decidi dedicar-me a ser mãe em tempo integral, morei no interior de São Paulo e estava com 24 anos e dois filhos. Foi uma grande experiência, gratificante e me ensinou muitas coisas, foi a minha universidade naquele momento. 

Retornamos a São Paulo, capital, em 1997, e após ajustes nas rotinas eu retornei ao trabalho, pouco depois engravidei do meu terceiro filho. Isso mesmo, três meninos, fora o maridão... A cada dia um aprendizado, a cada dia mais e mais amor e a certeza que tinha feito a coisa certa!
Como diz Eclesiaste:
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz."Eclesiastes 3:1-8


Creio nisso e creio também que, para cada um o tempo é diferente, uns tem necessidade de viver certas coisas em um tempo e outros não. No meu caso, casar cedo ter minha família e meus filhos foi no meu tempo certo e tinha a certeza que o meu tempo de estudar chegaria.
E chegou ... em 2010, com meu filho mais novo com 10 anos, decidi fazer uma experiência, estudar um pouco e prestar o vestibular nas duas Universidades Públicas de Florianópolis, a UDESC( Estadual) e a UFSC(Federal), se não passasse tentaria no próximo ano, ou tentaria fazer em uma Universidade particular ou mesmo à distância. Coloquei nas mãos de Deus e fiz a minha parte, estudei o que pude e do jeito que pude, pela internet. Preocupei-me em estudar mais as matérias que eu tinha mais dificuldade, ou mesmo que eu não tive na época que estudei, como Sociologia e Filosofia. E assim foi...chegou o vestibular da UDESC, que era vocacionado na época,  era um dia de provas com todas as matérias e a segunda fase com as da área escolhida, no meu caso Pedagogia, humanas, com o vocacionado voltado para as que eu nunca tinha estudado, como a Filosofia e Sociologia. Mesmo assim eu tentei, depois veio o da UFSC, três dias de prova, com a temida matemática e física e algumas discursivas, além da tal somatória, que eu nem fazia ideia do que era, mas pesquisei na internet e entendi como funcionava, não tive tempo de ler os livros, por isso li resumos e resenhas e isso foi muito importante para que eu pudesse fazer a prova.
Passei na UDESC na primeira fase, fui para a segunda, passei na segunda e depois saiu o resultado da UFSC, também havia passado e para minha surpresa, melhor colocada do que na UDESC. Na minha opinião,  vestibular é só uma prova, que não é a expressão do que eu sabia, e acho que do que ninguém sabe,  mas fiquei muito feliz em ter passado e experimentei uma alegria imensa, uma sensação de conquista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário