segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Adaptação



Chegar a um país que não é o seu, morar com alguém que conhecemos agora é uma questão de adaptação.
A cidade de Braga é linda, limpa, organizada, como toda a Europa o país passa por crise econômica e há coisas baratas para nós brasileiros e outras nem tanto. É o caso das roupas e calçados que temos que nos segurar para não sair comprando tudo, eletrônicos variam de bem baratos a nem tanto, hehehe. A comida que surpreende, produtos de higiêne então....vocês fazem ideia do que é pagar 2,39 euros por uma colgate, isso uma pasta de dente.....não dá! Sabendo comprar você vive bem, come bem e até se diverte.
A Universidade é bem diferente, aqui não há Universidade gratuita, há públicas, mas não gratuitas, todos pagam a propina(mensalidade), não é muito caro, mas é paga. 
Minhas aulas irão ter horários bem malucos, dias de uma aula só a tarde, dias de aula das 9h às 20h e dia sem aula. Bem diferente do Brasil, onde estudava somente à noite! Mas vamos nos adaptando!
Hoje irei pela primeira vez de ônibus,já andei muito a pé, já andei de taxi(relativamente barato) e agora vou estrear de ônibus, 1 euro e 60 centimus, vamos ver se vale.....
A experiência de estudar fora do país é muito rica, já conversei com italianos, espanhóis e hoje até uma grega, tem que se virar no Inglês, o meu é ruim, mas consegui conversar por uns 15min com a grega, dar informações a ela, até que saiu. Ela não falava nada de português.
Agora vou almoçar e pegar o ônibus para a aula, primeiro dia, vamos ver como é depois eu conto como será mais essa adaptação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário