sexta-feira, 15 de março de 2013

Saber lidar com as diferenças


Coletores de Lixo reciclável- Braga Portugal 

Engraçado que mesmo sabendo que estamos a caminho de um país diferente, ainda que de língua parecida, temos a certeza que encontraremos uma cultura diferente. Pensamos assim, que encontraremos e saberemos lidar com as diferenças.
Quando cheguei em Portugal, tive algumas primeiras impressões:

  • Aqui fazia frio, muito mais frio do que estava acostumada;
  • As pessoas não são em nada parecidas conosco, em termos de jeito;
  • Tudo é organizado e limpo;
  • A arquitetura é bem diferente da nossa,
  • Com certeza o português falado aqui não é o nosso português.

Isso foram só as primeiras impressões, quando se desce do avião, ao longo da primeira semana e do primeiro mês, então, fomos descobrindo muitas outras. Como eu digo, aqui, não tem nada pior, nem melhor do que no Brasil, apenas tudo é diferente. Será que realmente sabemos lidar com as diferenças?

Neste primeiro mês, aos poucos percebi que tinha que aprender muito mais sobre isso, e claro esta é uma coisa muito importante para se aprender em um intercâmbio. Aceitar o que as pessoas fazem, como fazem, o jeito de falar e de lidar com o dia a dia, sem comparar com os outros do seu país, não é fácil.
Nas aulas, no ônibus, nas conversas, no mercado, em todos os lugares aprendi muito. Aprendi sobre mim, do que eu gosto, do que não gosto, do que importante e o que não é. Esses aprendizados não temos em nenhuma universidade.
Eu sempre amei o meu país e não tinha vontade de morar fora, a não ser que fosse provisório e para um upgrade bem grande nas nossas vidas, se fosse muito bom para toda a família. Agora eu amo mais ainda e tenho a certeza que não tem melhor lugar no mundo do que o nosso país, do que nossa cidade, do que nossa casa. Este é um sentimento de pertencimento. Estar na Europa e constatar, que nós não estamos atrás em nada deles é muito bom, não que eu não esteja vendo coisas boas e que no Brasil poderiam ser assim, mas que pela jovialidade da nossa cultura, nós estamos até que muito bem.
Estar aqui então, me fez perceber que nada sei sobre lidar com as diferenças e que aos poucos estou aprendendo e valorizando isso, como na diferença há beleza. Que nada precisa ser igual para ser bom e que podemos conviver muito bem com aqueles que pensam, agem e falam de maneira diferente.
Lição importante aprendida....saber lidar com as diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário