quinta-feira, 2 de maio de 2013

Barcelos, sim a cidade dos galinhos

Barcelos é uma cidade pequena, porém muito linda que fica próximo a Braga, de autocarro dá menos de uma hora. Fizemos uma viagem tranquila, eu e dois amigos aqui do intercâmbio. Esta cidade fica em uma colina, perto do rio Cavado e também tem fortes e casas barrocas além de uma feira onde se encontra de tudo um pouco, legumes, verduras, flores, roupas, sapatos, artesanato, etc. Ela é conhecida pelo artesanato em cerâmica, e de lá saem os famosos galinhos de Barcelos, que muitas vezes são considerados símbolo de Portugal.. Nas fotos apenas alguns dos muitos que se encontram espalhados pela cidade.
Vale a pena conhecer a lenda:


A lenda do Galo de Barcelos
Segundo a lenda, foi cometido um crime em Barcelos e os habitantes locais estavam receosos, pois o culpado ainda não tinha sido descoberto. Um dia, um peregrino galego chegou à cidade e, como era um desconhecido, tornou-se um suspeito. As autoridades decidiram prendê-lo, apesar deste reclamar a sua inocência. Ninguém acreditou que este estranho estaria a caminho de Santiago de Compostela.
O peregrino foi condenado à morte por enforcamento, mas antes da sua execução, o galego pediu para ver o juiz que o havia condenado. Quando chegou à casa do juiz, este estava num banquete com os seus amigos. O peregrino declarou novamente a sua inocência e, perante a descrença de todos os presentes, ele apontou para o galo assado que se encontrava em cima da mesa e disse: “Se eu for inocente, este galo irá cantar três vezes.”
O que parecia impossível tornou-se, porém, realidade! Quando o peregrino estava prestes a ser enforcado, o galo ergueu-se e cantou três vezes. O juiz ficou tão assombrado por este milagre que libertou o peregrino. Alguns anos depois, o peregrino regressou a Barcelos e fez erguer um monumento em louvor à Virgem Maria e a São Tiago.
Podemos ver pela cidade muitos peregrinos a caminho de Santiago de Compostela!

Além dos galinhos é claro que temos pontos turísticos a visitar como  a Igreja Nossa Senhora dos Terços e o Paço dos Duques. No Centro, próximo a Igreja e a feira, há praças muito lindas e floridas que valem a pena conhecer, as ruas também são um charme e tem as pastelarias(padarias) que tem cafés, pães e doces maravilhoso!
Ainda quero voltar a Barcelos em uma quinta-feira, porque dizem que a feira de quinta e melhor que a de sábado. Barcelos é uma cidade que vale a pena visitar, um cantinho especial de Portugal!

Lisboa, maravilhosa!

Basilica da Estrela
Torre de Belém-Lisboa


 
Lisboa, capital de Portugal é simplesmente maravilhosa. Metro e comboio bons, fácil de andar, mas com uma história em cada esquina. Lá podemos comprar um passaporte para 24 horas e andar a vontade de elétrico, autocarro e de metro, com eles podemos ir a muitos lugares da linda capital. Andar a pé também é bom, mas temos muitas subidas e descidas por lá, portanto, aproveitei muito o meu passaporte! 
Passear no Castelo São Jorge é uma coisa a parte, simplesmente maravilhoso, valeu a pena pagar €7,5. A história dele é bem antiga, data de 138 a.c e foi sofrendo com destruições e reconstruções da época dos romanos e posteriormente em 1147, D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, com a ajuda da Segunda Cruzada, conquista a cidade após cinco meses de cerco. Em 25 de Outubro desse ano, o novo poder instala-se no Castelo de S. Jorge. Muito mais histórias tem ali, mas o espaço é pequeno!
 Passeando de elétrico pela cidade decidimos parar em o Parque da Estrela que fica na frente da Basilica da Estrela, muito bonito e aproveitamos demais o visual e o verde do local.
 A Torre de Belém é muito linda e cheia de histórias, fica na margem direita do rio Tejo e foi construída para defesa, no ano de 1514, sendo concluída em 1520.  Marca do fim da tradição medieval a torre possui por fora cordas, galerias abertas e uma torre de vigia e por dentro estão um calabouço e os canhões. Foi considerada como patrimônio da UNESCO em 1983.
Fomos a Lisboa para assistir ao Cirque du Soleil e foi ótimo, além de um espetáculo maravilhoso, tive a oportunidade de conhecer uma cidade muito linda. Onde quer que fossemos tinhamos um visual do Tejo, de Pontes, ou algum monumento, não sai a noite, mas o pessoal que foi ao Bairro Alto disse que lá também é um caso a parte, uma coisa que só se vê em Lisboa! 
Os famosos pastéis de Belém são um caso a parte. Com certeza vale a pena ficar na fila, que sempre tem e pagar €1,05 por pastel, a casquinha crocante e o recheio cremoso já são bons, ainda ganhamos um saquinho com canela e açúcar confeiteiro que dão um toque especial ao tradicional doce local.
 Eu gostei muito desta cidade!

Primeiras provas e trabalhos

Quem me conhece sabe que eu sou uma pessoa ansiosa, que quando tenho trabalhos e provas, ou mesmo leituras para fazer faço com antecedência.
Chegou o tempo dos primeiros trabalhos e provas e eu não fugi a minha personalidade. Alguns finais de semana passei assim, mergulhada nos livros, leituras e escritas dos trabalhos de currículo, epistemologia e por ai vai. Passeios poucos, e muito estudo, afinal é bom lembra a que eu vim!!
Na Universidade aqui tive menos leituras, na realidade, muitas delas realizei por conta própria. A primeira prova veio e com ela uma coisa que não estou muito acostumada a fazer no Brasil, decorar conceitos para escrever exatamente do mesmo jeito na prova, imagino que tenha me dado mal, não recebi a nota ainda.
Os trabalhos estou me dedicando bastante, espero que tenham saído bons, hoje entregamos um e na semana que vem tenho que apresentar outro. Tenho outra prova e começo um estágio. O mês de maio será bem agitado....mas teremos uma semana de folga, ufaaa!!
E vamos em frente com os estudos que praticamente só falta um mês e meio de aulas ainda, depois férias!!